Psicologia Infantil é uma especialidade da Psicologia responsável por acompanhar os processos mentais característicos da infância. Nem sempre é fácil para os adultos entenderem a cabeça das crianças, que trazem descobertas e mudanças ilimitadas no dia a dia.

De maneira geral, o objetivo da área é trabalhar com cuidado as emoções, as percepções e os aprendizados da infância. A personalidade do paciente deve ser respeitada, pois ele também é uma pessoa capaz de criar imagens e pensamentos de maneira autônoma.

A Psicologia Infantil busca compreender, por exemplo, as formas da criança falar, sentir, gerar conhecimento, criar imagens e construir relações. Esses aspectos são abordados a partir da experiência individual, com o intuito de detectar conflitos e ressignificar eventos.

Devido à necessidade de se respeitar a autonomia da infância, os métodos utilizados em geral são flexíveis, trazendo atividades lúdicas e dinâmicas mais livres. Esse cuidado evita que qualquer repressão adicional seja causada. Assim, busca-se elaborar vivências e construir sentidos para o mundo ao redor do paciente.

Um acompanhamento profissional pode trazer muitos benefícios. Ao lado do psicólogo, a criança tem a chance de fortalecer as etapas do seu desenvolvimento, melhorando sua independência e sua autoconfiança.

Na maioria dos casos, é importante que essa ajuda esteja presente desde cedo. Isso vale sobretudo para crianças que passaram por algum evento traumático ou que têm dificuldade de comunicar seus sentimentos. Mas, mesmo para aquelas pessoas que parecem não sofrer nenhuma dificuldade, o apoio especializado é útil.

Nesse sentido, é importante pensar que o psicólogo infantil não lida com a criança apenas em função da saúde ou da doença. Sua presença busca também valorizar aspectos positivos, ajudando-a a lidar com suas questões e a progredir plenamente.